5+ filmes do Steven Spielberg

Por Clara Menezes

O cineasta e roteirista, Steven Spielberg, 70, é o diretor com mais filmes na lista de 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, do Instituto Americano de Cinema, uma organização sem fins lucrativos. A lista, criada em 1998 para comemorar os 100 anos da fundação, teve cinco filmes de Spielberg. Entre eles, estão “A Lista de Schindler”, “E.T – o Extraterrestre”, “Tubarão”, “Os Caçadores da Arca Perdida” e “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”.

Seus filmes relembram a infância da maioria das pessoas que viveram entre os anos 80 e 2000. Para homenagear Steven Spielberg, o Jornalismo NIC preparou os cinco filmes indicados ao Oscar de “Melhor Filme” do cineasta. Confira!

Ponte dos Espiões

Durante a Guerra Fria (1947-1991), um advogado americano sem nenhum envolvimento com o momento político, James Donovan (Tom Hanks), é chamado para defender um espião soviético. Então, Donovan se vê como um porta-voz dos Estados Unidos e da União Soviética (URSS). No filme, Steven Spielberg consegue equilibrar os “dois lados da moeda”. Sem exaltar o país americano, o diretor mostra, também, a posição da URSS e suas motivações. O longa, feito em 2015, foi indicado à categoria de “Melhor Filme” do Oscar no ano seguinte.

 

Lincoln

Esse longa, indicado ao Oscar em 2013, como o título já informa, conta a história de Abraham Lincoln (Liam Neeson). O filme mostra desde o começo da trajetória do ex-presidente dos Estados Unidos (EUA), demonstrando como Lincoln iniciou sua carreira política. Apesar desse início, o foco principal da história é a luta do presidente para aprovar uma emenda na Constituição para a libertação dos escravos. No entanto, Abraham Lincoln teve diversas dificuldades, principalmente, por causa da Guerra Civil americana. Nesse conflito, o vencedor foi o Norte dos EUA, apoiadores da escravidão.

 

Cavalo de Guerra

A família Narcot vive uma vida simples em uma casa alugada de um proprietário milionário (David Tewlis). Para enfrentar o dono da terra, o pai, Ted (Peter Mullan) compra um cavalo pouco útil para os trabalhos que deveria fazer. O filho de Ted, Albert (Jeremy Irvine) cria fortes laços com o animal, chamado Joey. No entanto, no início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o cavalo é levado pela cavalaria britânica sem a consulta de alguém da família. O longa, baseado na obra infantil de Michael Morpurgo, demonstra o poder da amizade entre um ser humano e um animal.

 

A Lista de Schindler

Oscar Schindler, membro do Partido Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, era um rico dono de uma indústria. O personagem, interpretado por Liam Neeson, participava do mercado negro e, aparentemente, se beneficiava bastante do nazismo na Alemanha. No entanto, sua aparência tipicamente defensora da “raça ariana” salvou cerca de 1200 judeus durante o Holocausto. Ele os protegia em sua fábrica. O filme demonstra, de maneira forte, o dualismo da personalidade de Oscar Schindler.

 

E.T – O Extraterrestre

O filme é uma das direções mais conhecidas de Steven Spielberg. Feito em 1982, o longa conta a história de uma criança, Elliot (Henry Thomas) que faz amizade com um ser extraterrestre. O menino, após encontrar o E.T na garagem de sua casa, procura uma maneira de se comunicar com aquele “amigo”. Logo após isso, agentes do governo descobrem que existe um ser de outro planeta e tentam pegá-lo. Então, Elliot e Michael, seu irmão, protegem o E.T com o objetivo de levá-lo para seu planeta natal. Com uma narrativa aparentemente infantil, o longa traz a importância da amizade e da confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *