6ª edição do Casamento Feliz oficializa a união de 39 casais em cerimônia civil

Por Lara Montezuma

O casamento ainda é um sonho na vida de muitos casais. Ter uma cerimônia para reunir a família, festejar com os amigos e proferir seus votos perante testemunhas segue entre os primeiros itens da lista de desejos de grande parte dos brasileiros. No entanto, não são todos que conseguem arcar com um evento deste porte. Para viabilizar este sonho para os funcionários da Universidade de Fortaleza (Unifor) e a comunidade em geral, a instituição organiza, desde 2012, o “Casamento Feliz”. 39 casais participaram do evento neste sábado (11), no Altar Votivo da Unifor.

Foto: Amanda Nogueira

A cerimônia civil foi realizada com o acompanhamento do Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ). Neste ano, o Casamento Feliz teve a participação de diversos cursos e departamentos em sua organização, entre eles Estética e Cosmética, Direito, assim como Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e do Núcleo Integrado de Comunicação da Unifor (NIC). O evento é uma iniciativa do Programa Cidadania Ativa, do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor (CCJ), que une alunos e professores para desenvolverem atividades voluntárias voltadas para a “conscientização de direitos na comunidade”. Desde o início do projeto, eles já oficializaram a união de 125 casais através da celebração do casamento civil.

A união de sonhos

Os noivos tiveram o suporte de funcionários voluntários da Unifor.
Foto: Iara Pereira

Antes de subirem ao altar, os noivos passaram por uma preparação com palestras e reuniões ministradas por professores voluntários dos cursos de Economia, Medicina e Gestão de Eventos. Aqueles que tivessem 75% de participação ativa nesses encontros estariam aptos para participar da cerimônia, com direito a alianças, buquê, decoração, fotografia e um “dia de noiva”, oferecido pelo SENAC, em parceria com o curso de Estética. Destes, cinco casais foram sorteados para uma noite de núpcias em hotéis da cidade.

O estudante do 6° semestre de Psicologia, João Alves, 22, foi um dos alunos voluntários e pôde acompanhar os casais até o dia da cerimônia. Ele conta que o mais gratificante de toda a experiência e o que mais lhe tocou, foi ver o sonho dos casais tornando-se realidade. “Quando nós vimos as pessoas entrando [no altar], a gente [os voluntários] começou a falar sobre os nossos sonhos”, relata Alves. Dentre eles, estavam os de viajar e de construir uma família.

O estudante teve contato com os inscritos durante dois encontros, que discutiram questões relacionadas à relacionamento, religião e economia. Segundo João, o financeiro era um dos principais atritos entre os casais, demandando atenção redobrada nas reuniões. A estudante de Direito, Amanda Farias, 21, participou pela primeira vez do projeto por meio da seleção do programa de Cidadania Ativa e ficou responsável pela parte burocrática, como a organização de documentos. Para a aluna, fazer parte da construção do sonho de outras pessoas é muito gratificante. “Me faz lembrar dos meus sonhos também”, comenta.

“Eu sempre quis casar”

Após 7 anos de namoro, o casal Jéssica Rocha, 23, e Carlos Alberto Rocha, 26, decidiram, finalmente, oficializar a união. Eles ressaltam a atenção dos funcionários da Unifor e relatam que se sentiram muito acolhidos, desde o início, pela equipe. Para Jéssica, a primeira reunião foi o momento mais importante. “Eles falaram do casamento, da paciência, do amor, de Deus. Isso foi muito importante para a concretização do nosso sonho”, comenta a noiva.

Deusiane Freitas, 31, soube do casamento pelo seu vizinho, funcionário da Unifor, e não pensou duas vezes antes de aceitar a oportunidade. Em uma relação há mais de seis anos, a noiva conta que os encontros realizados pelos organizadores do evento lhe proporcionaram fortes emoções. A cerimônia reuniu toda a sua família para prestigiar o momento. “Eu sempre quis casar, mas nunca houve oportunidade. O casamento em si é um projeto de Deus, e isso me emociona muito, porque nada na vida acontece sem a vontade dEle”, conta Deusiane ao relembrar um momento de oração em um dos encontros.

Casamento Feliz

Fotos: Amanda Nogueira/FotoNic

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php