Mostra de Publicidade encerra com premiação

Por Clara Menezes

“Toque as pessoas com os olhos”, com esse tema, ocorreu a cerimônia de encerramento da Mostra de Publicidade de 2017, na quarta-feira (1). Para conectar os estudantes de Publicidade e Propaganda, a coordenação do curso da Universidade de Fortaleza convidou Antonio Sandes, dono do Baião Studio, e Guilherme Glir, coordenador criativo do canal “Casa de Verdade”, para falar sobre a profissão.

O curitibano Guilherme Glir criou uma empresa de móveis de madeira feito a mão enquanto ainda trabalhava em uma agência de São Paulo. De boca em boca, o publicitário e sua sócia (também sua mulher) foram ficando conhecidos. Até um dia que conseguiu um trabalho na loja Leroy Merlin como coordenador criativo do canal Casa de Verdade. O objetivo dos vídeos é ensinar como decorar sua própria casa com objetos “DIY” (“Do It Yourself”, faça você mesmo, em tradução livre para o português).

Glir contou o quanto é importante, para um publicitário, buscar uma vida criativa. “Eu fui para uma entrevista que o cara não queria ver meu portfólio, ele queria conversar”, disse. Ideia reforçada por Antonio Sandes. Segundo ele, os donos das empresas, quando são os criativos, gostam de ver o diferente, seja na vida profissional, seja na vida pessoal. “Sempre procure experimentar algo diferente fora da agência”, afirma.

“Sempre procure experimentar algo diferente fora da agência” (Antonio Sandes)

Tempo perdido

Antonio Sandes e Guilherme Glir falaram sobre a criatividade na Publicidade. Foto: Jamia Figueiredo.

Para os dois palestrantes, não existe tempo perdido. Qualquer coisa que você faz vai ajudar na criação de conteúdo criativo. Com isso, estudar não é a única forma de aprender. Viajar, desenhar, pintar, ler, assistir televisão, tudo é importante. “Viva muito para criar muito”, aconselha Glir.

“O mais importante é você ter a sensibilidade de ver o que ninguém viu”, ensina Sandes. Para ele, as marcas estão sendo obrigadas a olhar para o que as pessoas querem, principalmente, por causa da Internet. Nessa “nova era”, a criatividade é indispensável. No entanto, a ideia é só 20% de todo o trabalho. O restante é o processo. Isso ocorre porque, muitas vezes, a ideia pode ser boa, mas não tem como colocá-la em prática devido ao pouco recurso ou tempo.

Amor pela profissão

Para Antonio Sandes, chega um momento na vida profissional que todo mundo é igual na questão técnica. Os currículos, por exemplo, são bastante parecidos. Porém, o que diferencia uma pessoa de outra é a paixão pelo que faz. “Se a gente não colocar amor, a profissão não faz sentido”, conta.

Já para Guilherme Glis, se alguém quer muito uma coisa, dificilmente ela não vai conseguir. De acordo com ele, as pessoas que não chegam aonde querem, muitas vezes, não têm vontade o suficiente. “Muitas pessoas gostam de reclamar”, afirma o publicitário.

Premiação

Após a palestra, ocorreu a premiação da Mostra de Publicidade de 2017. Com mais de 150 trabalhos enviados para 19 categorias, o evento foi recorde no número de trabalhos. Confira quem foram os vencedores:

Lista de vencedores. Por: Clara Menezes.

Para um dos vencedores da categoria “Design Gráfico”, Wilker Meirelles, 20, a entrega dos prêmios foi gratificante. “Fiquei feliz por ganhar esse prêmio com minha equipe”, conta. Seu grupo era composto por estudantes do primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda quando fizeram o produto. Então, competir com trabalhos de outros semestres e ganhar foi impressionante.

Porém, a Mostra de Publicidade trouxe, além da premiação de alunos, oficinas voltadas para o aprofundamento dos temas estudados na faculdade. A estudante Ana Dilara, 18, vencedora de 3 prêmios (Design Gráfico, Ilustração e Publicidade Digital), estava com mais expectativas para ver o trabalho dos outros e participar das oficinas. “Foi enriquecedor para complementar meu conhecimento”, diz.

Veja algumas fotos dos vencedores da premiação:

Mostra de Publicidade

A Mostra de Publicidade desse ano contou com a presença de pessoas do mercado de trabalho, como Guilherme Glir e Antonio Sandes. Além disso, ocorreu a premiação dos produtos dos alunos de Publicidade e Propaganda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php