5+ Formas de Controlar uma Crise de Ansiedade

Por Luana Façanha

O transtorno de ansiedade é um distúrbio psíquico caracterizado por sentimentos de medo e preocupação excessiva em determinadas situações, de modo que pode atrapalhar a rotina de uma pessoa. Existem vários tipos de ansiedade, desde o transtorno de ansiedade generalizada até questões bastante específicas, como as fobias. Entre os principais sintomas, estão os pensamentos acelerados e/ou indesejados, o cansaço, a inquietação, o suor, a falta de ar, o estresse excessivo etc. De acordo com o portal G1, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno de ansiedade. Pensando nisso, o Jornalismo NIC selecionou 5 ações que podem amenizar um momento de crise de ansiedade.

Concentre-se na sua respiração

É importante prestar atenção na respiração em momentos como esse. Foto: reprodução.

Uma das características da crise de ansiedade é o pensamento acelerado, sufocante para a pessoa em crise. Então, procure, por alguns momentos, respirar fundo, cada vez com mais calma, e focar em pensar apenas no movimento de inspiração e expiração. É uma forma de controlar a quantidade de pensamentos que surgirão no momento. “Respirar fundo, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca pode ser fundamental para ajudar na hora. Existem técnicas mais recomendadas, como respirar devagar, utilizando o diafragma, segurando a respiração por alguns segundos e sentindo o abdômen subir e descer durante o processo”, indica o portal Cuidados pela Vida.

Faça uma lista mental sobre sensações

Os sentidos do corpo humano. Foto: reprodução

Pare por um instante e procure fazer uma lista mental sobre o que está sentindo no momento, por exemplo: “Meu coração está acelerado, sinto cansaço”. Não é preciso procurar uma forma de fazer as sensações pararem. É necessário apenas tomar consciência do que está sentindo. Isso pode ser útil para a pessoa entender quais são os sintomas da ansiedade. No entanto, é importante pensar com calma, para não haver cobranças ou julgamentos.

Substitua os pensamentos negativos

De acordo com o portal Escola Psicologia, “se os pensamentos negativos do dia a dia forem aumentando em intensidade, frequência e duração podem prejudicar a funcionalidade da nossa vida, afetar o equilíbrio emocional”. Esses sentimentos promovem a negatividade, o infortúnio e a desesperança. Procure substituir por pensamentos positivos.

Já os pensamentos positivos “promovem a construção de soluções para os problemas que queremos ver resolvidos, minimizados ou aceitos.” O portal explica que os pensamentos positivos permitem usarmos as nossas funções executivas, que nos ajudam a avaliar e procurar as soluções do problema. Portanto, mudar a forma como pensamos pode trazer benefícios. Então, é preciso transformar as situações dos pensamentos negativos em positivos.

Procure imaginar um local onde se sinta bem

Se imagine em local onde se sinta bem. Foto: reprodução

É possível criar uma imagem mental aconchegante quando a pessoa se encontra em um local onde se sente desconfortável e estressada. As imagens mentais, uma técnica de meditação, podem ser usadas em uma situação que a pessoa não consegue evitar. “A mente subconsciente pode ser programada eficazmente pelo uso de afirmações ou imagens”, ensina o psicólogo Joshua David em sua obra “Psicologia da Alma”. Para ele, as visualizações se tornam tão reais que a pessoa se sente dentro da imagem mental – não apenas como espectador, mas realmente lá dentro. David explica que, dessa forma, os cenários imaginados são importantes para a pessoa superar momentos de ansiedade.

Faça uma lista de coisas ao seu redor que estimulem os seus sentidos

Como a ansiedade é uma preocupação sobre algo que possa ocorrer no futuro, é importante, em um momento de crise, tomar consciência do momento presente. Uma forma de conseguir isso é fazer uma lista de situações que estimulem os seus sentidos. Por exemplo, listar cinco coisas que você possa ver, quatro que você possa ouvir, três que você possa tocar, duas que estimulam o olfato e uma que estimule o paladar, como beber água. Essa lista ajuda a pessoa em crise a se ambientar novamente no local onde está. Vários aplicativos indicam esse exercício.

Para entender mais sobre os sentimentos vivenciados por uma pessoa com ansiedade, confira o ensaio fotográfico de Joy Katie Crawford, chamado “My Anxious Heart”. Nas fotografias, ela retrata as sensações de uma pessoa que sofre com transtorno. A série de fotos foi originalmente postada em seu blog pessoal.

 

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