Sessão especial reúne produções audiovisuais de alunos no segundo dia do Mundo Unifor

Por Lia Bruno

Oito projetos audiovisuais produzidos por alunos do curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade de Fortaleza foram exibidos nesta terça-feira, 17, na Mostra Unifor CinEma. Em sua 10ª edição, o evento exibiu curtas, documentários, videoclipes, entre outros, ao ar livre, em frente o Laboratório da Moda.

Na tela, foram abordados temas de alto impacto, como a violência contra a mulher, no curta Priscila, dirigido por Marcelo Machado, o qual narra a história de uma mulher que vive casamento monótono e abusivo, e que, no final, já não suportando mais sua condição, toma atitude extrema.

Para Janaína Marques, coordenadora do Laboratório de Audiovisual/Cinema da Escola Porto, é interessante que temas, como a violência de gênero e machismo, sejam abordados nesse tipo de evento. Contudo, ela diz que deve-se tomar certos cuidados com a forma como o assunto é reproduzido ao público. É importante, em uma escola de cinema, se pensar em como falar do tema sem agredir ainda mais a imagem da mulher”, explica.

Projeção das obras no telão. Foto: Lucas Santiago/Labomídia Unifor

Já em Vampiro, o foco é a história de Olavo, que desaparece dentro de circunstâncias suspeitas. O curta, que conta com a presença da jornalista Marilena Lima no elenco, aborda o drama de Fátima, a mulher de Olavo, que luta para encontrar o marido, num clima de suspense em torno do sumiço do rapaz.

Temas como a ditadura militar e a questão política do país também fizeram parte da mostra. No curta Auxílio, dirigido por Bruno Paes, o foco é a história de uma jovem que, durante uma invasão militar na universidade, esconde-se no banheiro. O filme traz para o público a tensão e o medo que dominavam os estudantes na época da ditadura. Já na videoarte Quimera, de Gregori Friorini, o objetivo é fazer o telespectador refletir sobre a importância da liberdade e da democracia, fazendo uma homenagem às vítimas da ditadura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php