Encontros Científicos abrem os trabalhos do Mundo Unifor 2017

Por Ana Luiza Souza

 

Começou hoje (16) a jornada de apresentações de trabalhos científicos para os estudantes na 8ª edição do Mundo Unifor. As manhãs dos dias 16, 17 e 18 estão reservadas para a realização dos Encontros Científicos de 2017. Nestes dias, alunos de diversas instituições de ensino superior apresentam trabalhos sobre Ciências Humanas, Ciências Jurídicas e Ciências da Vida. As apresentações dos artigos têm como objetivo divulgar as atividades das áreas de pesquisa e docência realizadas por professores e estudantes, não só na Universidade de Fortaleza, mas também de outras instituições de ensino superior, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Michelle Galvão e Gleiva Rios assistem as apresentações dos alunos no primeiro dia de Encontros Científicos. Foto: Jamia Figueirêdo

No primeiro dia do evento, realizou-se a apresentação oral de trabalhos dos Encontros de Iniciação à Docência, de Pós-Graduação e Pesquisa e de Iniciação Científica, das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Segundo Michelle Galvão, 34, uma das organizadoras dos Encontros Científicos, o evento possibilita aos estudantes vivenciar com plenitude a vida acadêmica. “É poder ver a universidade a partir das várias oportunidades que ela oferece. Para o aluno que tem interesse na pesquisa ou na docência, os Encontros Científicos evidenciam a oportunidade de desenvolver um currículo pra daqui a pouco participar de uma seleção de mestrado, de ser professor universitário ou desenvolver um senso mais apurado de pesquisa, da forma de lidar com dados e pessoas”, conta.

Para os estudantes, os Encontros Científicos servem como primeiro passo para a vida acadêmica e possivelmente docente. Lívia Ferraz, 19, estudante de Publicidade e Propaganda, apresenta pela primeira vez um trabalho no evento. “É interessante, porque é como se fosse uma preparação pra quando a gente quiser enviar esses nossos artigos, esses nossos trabalhos científicos para fora”, conta. Além disso, a experiência como ouvinte também pode ser interessante. Isadora Rabelo, 20, também estudante de Publicidade, esteve nas apresentações dos Encontros de Iniciação à Docência e conta.  “A gente conhece outros trabalhos, de outras áreas, não só da nossa área da publicidade e da comunicação, mas a gente viu trabalhos da fisioterapia, do direito, da geografia. Então, eu acho interessante pra gente conhecer tanto essas outras áreas, quanto às metodologias”.

Premiação

Os certificados de participação do evento estarão disponíveis a partir do dia 15 de Dezembro. Além disso, para cada categoria dos Encontros Científicos, a Universidade de Fortaleza (Unifor) contemplará os três primeiros colocados com menção honrosa e o trabalho com maior pontuação receberá um tablet. Ainda segundo a organizadora, Michelle Galvão, o resultado ser divulgado no dia 31 de Outubro.

Serviço:

16/10

Encontros Científicos / Ciências Humanas

Local: Bloco T – Horário: 08h às 12h

17/10

Encontros Científicos/ Ciências Jurídicas

Local: Bloco K – Horário: 8h às 12h

18/10

Encontros Científicos/ Ciências da Vida

Local: Bloco D – Horário: 8h às 12h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *