8º Mundo Unifor começa segunda com muitas atrações

Por Ana Luiza Souza, Clara Menezes e Luiza Ester

Com o tema “Artes do pensamento em tempos de mudanças”, a 8ª edição do Mundo Unifor procura redimensionar aspectos do cenário atual do Brasil para discussões globais. O evento bianual da Universidade de Fortaleza (Unifor) vai de 16 a 21 de outubro.

Em sua programação, o evento reúne nomes famosos nas áreas de ciência, arte, cultura e inovação para discutir em mesas-redondas, encontros científicos, oficinas, palestras e mostras. Logo no primeiro dia (16/10), o cantor Marcelo Jeneci, conhecido por composições sensitivas, apresentará um show gratuito ao público. O músico, poeta e compositor brasileiro, Arnaldo Antunes também estará presente em uma performance poética na sexta-feira (20).

Para o professor Jari Vieira, 38, um dos envolvidos no evento, o Mundo Unifor é essencial para trazer o que há de inovação nas áreas de tecnologia, cultura e saúde para dentro do mundo acadêmico. Vieira destaca a interdisciplinaridade como ponto importante da programação. “A expectativa é que o Mundo Unifor não seja um evento só de um curso. E, sim, para todos os cursos. Por exemplo, uma oficina de cordel que participem alunos da publicidade, do jornalismo, do audiovisual. Mas, também, alunos do direito, da engenharia, da arquitetura. Porque essa é a proposta do Mundo Unifor, fazer um intercâmbio entre as disciplinas, cursos e centros”, conta.

“Essa é a proposta do Mundo Unifor: fazer um intercâmbio entre as disciplinas, cursos e centros” (Jari Vieira)

Já para os estudantes, o que mais chama a atenção são, além das atrações culturais, os Encontros Científicos, que são atividades de pesquisa realizadas por alunos, professores e gestores da Unifor, mas, também, por participantes de outras instituições do país. Mariana Florêncio, 20, conta que nunca participou do evento, mas têm boas expectativas para edição deste ano. “Tenho uns amigos que vão apresentar uns trabalhos, então a expectativa é que seja muito bom”, diz. Matheus Miranda, 22, já participou fazendo a cobertura jornalística do evento, mas este ano está entusiasmado para a performance de Arnaldo Antunes. “Eu cobri cinco palestras no último Mundo Unifor, quando estagiava para a Rádio Nic. Tenho expectativa para o Arnaldo Antunes, é o que estou mais interessado” conta.

Objetivo

Desde 2005, o “Mundo Unifor” propõe ser um megaevento para o público interessado pelas ciências em geral, sejam elas de linguagens, exatas, natureza ou humanas. Ao reunir grandes profissionais de diversas áreas, debate temas da atualidade e aborda vários aspectos que são pilares da vida acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Serviço

Data: 16 a 20 de outubro

Local: Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz)

Tel: (85) 3477-3000

As inscrições devem ser feitas pelo site do evento.

Obs: Segundo o setor de Marketing da Unifor, o professor e filósofo Vladimir Safatle não poderá participar do evento por um imprevisto particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php