Quando a imaginação se torna uma aventura

Por Lígia Grillo

Qual é a força do poder da imaginação de uma criança? “Os Goonies” retrata uma grande aventura vivida por um grupo de amigos. O longa, criado originalmente por Steven Spielberg e dirigido por Richard Donner, faz sucesso desde o seu lançamento, na década de 1980, sendo referência de filme ideal para se assistir com a família e amigos.

Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo, partem em uma aventura para encontrá-lo. Os prédios do bairro dos garotos estão prestes a serem demolidos. Para impedir que isso aconteça, eles precisam de dinheiro. Então, partem em uma caça ao tesouro do pirata mais rico da região, Willy Caolho. O maior obstáculo para atingir o objetivo dos garotos é, na verdade, uma família de bandidos, os Fratelli. Após invadirem seu restaurante, eles perseguem os garotos a fim de matá-los, já que haviam descoberto crimes cometidos pelos parentes que estava fugindo da polícia.

Nesse momento, duas meninas conhecidas dos garotos se juntam a aventura, e Gordo acaba separando-se dos demais, após ser achado pelos bandidos em uma tentativa de esconder-se deles. Enquanto uma parte das crianças está percorrendo cavernas e trilhas submersas, atrás do tesouro, Gordo é apresentado a um dos irmãos da família Fratelli que, apesar de ser meio esquisito, se junta a ele na missão de resgatar o tesouro e reencontrar seus amigos. Após muitos desafios enfrentados pelas crianças, o que no começo era um empecilho, no final acabou os beneficiando. “Os Goonies” mostra a importância da amizade na visão das crianças, evidenciando um pouco a maneira que elas enxergam o mundo.

 
O livro

Mesmo após o sucesso do filme, lançado em 1985, a editora Darkside presenteou os fãs com uma adaptação da história baseada no filme, escrita por James Kahn. Alguns anos depois, a edição comemorativa de capa dura foi lançada em homenagem aos 30 anos da trama. Como no filme, o livro é narrado na visão das crianças. Contudo, o que difere entre eles é o fato da imaginação dos meninos se sobressair na obra literária. Ainda assim, quando se compara com o filme, percebe-se que por mais que eles realmente tenham vivido aquilo, a mente de uma criança transforma tudo em uma aventura. Tudo era grande, pesado e difícil. E, mesmo após os desafios enfrentados, eles conseguiram alcançar seus objetivos.

 
Serviço

Direção: Richard Donner

Ano de produção: 1985

Duração: 1h 54 minutos

Gênero: Aventura/comédia

Trailer:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *