5+ filmes do cineasta John Hughes

Por Letícia Feitosa

O cineasta norte-americano John Hughes, falecido em 2009, ficou famoso por dirigir, roteirizar e produzir filmes para os jovens dos anos 1980 e 1990. Lembrado por suas produções cômicas e despretensiosas, ele é um dos símbolos da cultura pop. Sua fórmula logo tornou-se referência para filmes adolescentes e, hoje, sua filmografia é sinônimo de nostalgia. As estéticas, as trilhas sonoras, e os roteiros simples de seus filmes, tornou a obra de John Hughes memorável e considerada clássica. No Brasil, vários telespectadores chegaram a conhecer o trabalho do cineasta por causa da “Sessão da Tarde”, da Rede Globo, que reprisou filmes como “Esqueceram de Mim” e “Curtindo a Vida Adoidado” inúmeras vezes.

“Eu gosto do que é simples, das coisas mais ordinárias. O extraordinário não me interessa. Não me importo com psicopatas. Me interesso por aquela pessoa que acha que não tem uma história. Eu gosto do homem comum”, disse uma vez o eterno adolescente, John Hughes. O Jornalismo Nic listou cinco dos principais trabalhos do cineasta.

Gatinhas e Gatões

Samantha “Sam” Baker acaba de completar dezesseis anos, mas nenhum de seus familiares lembra de parabenizá-la, pois estão ocupados e bem mais interessados nos preparativos do casamento de sua irmã mais velha, que acontecerá um dia após seu aniversário. Sam também nutre uma paixão por Jack, um aluno mais velho de sua escola, mas o rapaz já está em um relacionamento. Esta comédia, de 1984, é a estreia de John Hughes como diretor. O filme mostra, com detalhes, o cotidiano de uma típica adolescente dos anos 1980 e, apesar do roteiro ser despretensioso, consegue entreter graças ao carisma dos personagens. É possível ouvir 30 canções durante o longa. Da banda australiana AC/DC ao britânico David Bowie, a trilha sonora não deixa a desejar para quem é fã das músicas da época.

 

Clube do Cinco

Em um sábado, cinco adolescentes completamente diferentes são obrigados a passar o dia em detenção na escola por terem cometidos pequenos delitos. Logo, com o tempo que têm juntos, começam a conversar sobre suas realidades e sobre a vida adulta que estar por vir. Após um dia, descobrem que, enfim, as diferenças entre eles não são tantas. “Clube dos Cinco”, lançado em 1985, foi dirigido, produzido e roteirizado por Hughes. O drama foi considerado, pela crítica, um dos melhores filmes ambientados em escolas de todos os tempos, estando em primeiro lugar no ranking da lista “50 melhores filmes High School”, da revista Entertainment Weekly.  O roteiro foi escrito em dois dias, e a canção tema do filme, “Don’t You (Forget About Me)”,  alcançou a primeira posição da Billboard Hot 100.

 

A Garota Rosa Shocking

A comum história de uma garota pobre que tem uma queda por um rapaz rico é o enredo dessa comédia romântica de 1986. No filme, o sentimento dos dois é recíproco, mas as distinções de seus respectivos círculos sociais permanecem separando o casal. John Hughes trabalhou como roteirista neste longa, dirigido por Howard Deutch, e abordou, além de temas juvenis, questões mais sérias, como a desigualdade social, o desemprego e o alcoolismo nos Estados Unidos (EUA) na década de 1980. “A Garota Rosa Shocking” foi muito aclamado pela crítica e ficou em 22º lugar como filme de maior arrecadação de 1986. O Rotten Tomatoes, site de resenhas, concedeu ao filme a pontuação de 81%, de acordo com opiniões de 32 críticos. A música executada na cena final, “If You Leave”, do Orchestral Manoeuvres in the Dark, alcançou a posição #4 na Billboard Hot 100.

 

Curtindo a Vida Adoidado

Ferris Bueller está prestes a se formar no ensino médio. Um dia, o jovem decide fingir estar doente para matar aula acompanhado da  namorada, Sloane, e do melhor amigo, Cameron. Logo, os três partem para Chicago, na Ferrari do pai de Cameron, e têm um dia de diversão antes de irem para a faculdade. Enquanto isso, todos na escola de Bueller preocupam-se com a suposta doença do garoto, e o diretor, desconfiado, tenta encontrá-lo. “Curtindo a vida Adoidado” é uma comédia dirigida, produzida e roteirizada por Hughes e é considerado, pela crítica moderna, um clássico. O filme alcançou o segundo lugar na bilheteria no final de semana de estreia nos EUA e tornou-se o décimo filme mais assistido de 1986. A canção “Twist and Shout”, dos Beatles, é trilha de uma das cenas mais famosas do longa e, depois de 15 anos do fim da banda, ficou nas primeira posições da parada norte americana.

 

Esqueceram de Mim

Durante as férias de Natal, Kevin, de oito anos, é deixado para trás por sua família. O garoto esquecido, logo, precisa aprender a se virar sozinho. Kevin começa a se divertir com a situação, até que uma dupla de ladrões tentar roubar a sua casa. O filme, de 1990, foi dirigido por Chris Columbus e roteirizado por John Hughes. A comédia foi sucesso de audiência, e lançou Macaulay Culkin ao estrelato.  O filme rendeu outras quatro continuações, sendo apenas as duas primeiras protagonizadas por Macaulay Culkin. “Esqueceram de Mim” recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias “Melhor Trilha Sonora Original” e “Melhor Canção Original”, e também recebeu uma indicação para “Melhor Filme – Comédia /Musical” no Globo de Ouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *