Docentes lançam revista para debater temas jurídicos

Por Ana Luiza Souza

Artigos científicos escritos por estudantes da graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Direito, Jornalismo e Sociologia. Este é o conteúdo da segunda edição da Revista Dizer, que será lançada nos dias 04 e 05 de Outubro. A estréia do periódico será no anfiteatro Willis Santiago Guerra, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Alunos e professores no lançamento do primeiro volume do periódico online. Foto: arquivo pessoal

O periódico online surgiu por iniciativa dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo João Heron Pereira Teixeira, 20, diretor de marketing da Revista Dizer, a publicação oferece espaço para que os estudantes possam dar os primeiros passos na produção de artigos científicos. “Dentro do contexto jurídico, a gente precisa muito da pesquisa científica para poder começar a produzir, para descobrir novos métodos. Para poder realmente desenvolver pesquisa de maneira geral”, conta.

Ainda segundo Heron Teixeira, a publicação em periódicos ainda é muito difícil para os alunos da graduação. “A gente percebe que pra poder fazer as nossas publicações existem muitas barreiras pra quem é só da graduação. Pra quem faz mestrado e/ou doutorado é mais fácil, mas para um graduando, também existe uma dificuldade muito grande. O objetivo da revista é realmente aproximar a graduação, deixar mais viável o contato dela com a pesquisa jurídica”, relata.

“A gente percebe que pra poder fazer as nossas publicações existem muitas barreiras pra quem é só da graduação. Pra quem faz mestrado, doutorado é mais fácil, mas para um graduando, existe uma dificuldade muito grande. O objetivo da revista é realmente aproximar a graduação, deixar mais viável o contato dela com a pesquisa jurídica” (Heron Teixeira)

Debates

O evento contará com debates sobre assuntos contemporâneos que ainda geram dúvidas para a população. Por exemplo, no dia 04 o tema será Reforma Trabalhista, para comentar sobre os avanços ou retrocessos da lei recém-aprovada pelo Senado Federal, os convidados serão: Clóvis Renato Costa, especialista em advocacia sindical e Rodrigo Saraiva Marinho, atuante na área da advocacia empresarial. Já no dia 05, o debate sobre a Operação Lava Jato e as Delações Premiadas será mediado pelos especialistas em Direito Constitucional  Emerson Castelo Branco e Alex Santiago.

Serviço:

Lançamento Volume II – Revista Dizer

Anfiteatro Willis Santiago Guerra (Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará: R. Meton de Alencar, S/n – Centro, Fortaleza – CE, 60035-160)

Programação

04 de Outubro, 19h – Reforma Trabalhista: avanço ou retrocesso?

  • Clóvis Renato Costa (doutor em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com tese sobre direitos fundamentais em âmbito sindical)

 

  • Rodrigo Saraiva Marinho (mestre em Direito Constitucional nas Relações Privadas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), atuando na área da advocacia empresarial.

 

05 de Outubro, 19h – Operação Lava Jato e as Delações Premiadas

 

  • Alex Santiago (doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Mestre em Direito Constitucional pela Unifor)
  • Emerson Castelo Branco (doutor em Direito Constitucional, Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará, atual Defensor Público do Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência – NUAPP, da Defensoria Pública do Estado do Ceará)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *