Livro relata forte amizade entre duas garotas

Por Luana Façanha

Capa do livro. Foto: reprodução

O livro de Elena Ferrante, “A Amiga Genial”, parte da sequência de livros Napolitana conta a história de uma forte amizade entre duas garotas. Elas acompanham as reviravoltas de suas vidas, sob o olhar de uma das protagonistas. A narrativa retrata o cotidiano de um bairro de Nápoles, na Itália, durante a década de 1950 e, ao mesmo tempo, explora os desejos e pensamentos de uma menina até a sua adolescência.

A história se inicia com uma idosa, chamada Elena Greco (conhecida também como Lenu), que acaba de receber a ligação do filho de sua melhor amiga, Raffaella Cerullo (ou, como a chama, Lina), informando que sua mãe havia desaparecido. Então, ela decide escrever todas as memórias que tem com a amiga. O resultado é uma narrativa crítica e sensível, relatando os pensamentos, sentimentos, desejos e a realidade de uma jovem desde sua infância até a adolescência, fase registrada neste livro. A sua amizade com Lina e como o contexto da época em que viveram influenciaram nas suas vidas é o enfoque do enredo.

Memórias

Foto: reprodução

O livro é sobre uma profunda amizade que sobrevive diante os impasses que o tempo traz para afastar as duas. Nessa amizade, mesmo com todo o carinho e admiração que uma nutre pela outra, também há competição, inveja, ciúmes e uma vontade mútua de se sobressair. Porém, a relação das duas é caracterizada pela sinceridade, contando não apenas as memórias alegres, bonitas e saudosas, mas também as tristes, sangrentas e violentas, pois assim eram suas realidades. Também é percebido, por meio de situações e críticas, a realidade das mulheres daquela época, que eram dependentes das vontades e opiniões de suas famílias. E como elas, e também amigos, precisavam abrir mão de seus sonhos por conta de sua realidade como jovens de um bairro suburbano de Nápoles.

O nome da autora, Elena Ferrante, ainda é um mistério: é um pseudônimo. Ou seja, não se sabe seu sexo ou sua relação com a história profunda abordada no livro. Sua narrativa torna a história instigante e de fácil leitura, prendendo o leitor na vida de Lenu, o fazendo sentir suas emoções. A obra é a primeira da série Napolitana, composta por mais três livros: “ História do Novo Sobrenome”, “História de Quem Foge e de Quem Fica” e “História da Menina Perdida”, escritas pela mesma autora, dando continuidade à história de Elena Greco. Por ser uma história de uma vida, é interessante a forma como as mudanças na sociedade ocorridas na segunda metade do século XX afetaram a vida dos personagens.

Ficha Técnica:

Nome do Livro: A Amiga Genial

Autor: Elena Ferrante

Editora: Globo

Número de Páginas: 336

Ano da Edição: 2015

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *