Projeto recebe doações para crianças da Comunidade do Dendê

Por Lia Bruno

Crianças que participam de atividades culturais e esportivas são menos violentas, segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Além disso, o lazer é fundamental para diminuir a exposição delas à violência. Por isso, o projeto “Resgatando o Sorriso de uma Criança” está arrecadando brinquedos, livros e guloseimas para distribuir entre as crianças da Comunidade do Dendê, no Dia das Crianças. As doações podem ser entregues na sala Q19 da Universidade de Fortaleza (Unifor), das 8h às 17h, até o dia 13 de outubro.

Adail José dos Santos, 39, auxiliar em serviços gerais, é um dos organizadores da ação e conta que o projeto é uma iniciativa de um grupo de moradores da comunidade. Eles se reuniram para transformar a vida das crianças por meio do incentivo à leitura e ao lazer. “O objetivo do projeto é mostrar à criança que o mundo não é só construído de violência. Ainda há esperança. Há alegria ao nosso redor, basta a gente procurar as pessoas certas pra gente ter esses momentos de alegria”, relata Adail Santos.

“O objetivo do projeto é mostrar à criança que o mundo não é só construído de violência. Ainda há esperança. Há alegria ao nosso redor, basta a gente procurar as pessoas certas pra gente ter esses momentos de alegria” (Adail Santos)

No Dia das Crianças, 12 de outubro, o grupo realiza um evento com atividades lúdicas voltadas às crianças. Brincadeiras, pintura nos rostos e confecção de artesanato fazem parte das atividades. Também há distribuição de brinquedos, livros e guloseimas arrecadadas. Ano passado cerca de vinte crianças compareceram a ação. Segundo Adail, a comunidade se reúne para ajudar e cada adulto faz sua parte durante a festa, pois tudo é pensado em prol das crianças “Um faz pintura no rosto das crianças, outro, que tenha habilidade do artesanato com papel, leva a criança para fazer artesanato” conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php