“O Papel da controladoria nas empresas” é discutido em palestra em comemoração ao dia do contador

Por Andressa Câmara e Lia Bruno

Empresas que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido necessitam de estrutura organizacional planejada. A controladoria, como um órgão administrativo de uma empresa, tem o papel de zelar por um bom desempenho da instituição. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza (Unifor) deu início, no dia 14 de setembro, a um ciclo de palestras que celebra o Dia do Contador, comemorado no dia 22 deste mês.

Ministrada pela diretora de controladoria da M. Dias Branco, Vera Maria Rodrigues Pontes, a palestra do dia 14 teve como objetivo discutir o papel da controladoria nas empresas e sua importância na tomada de decisões. No dabate, foram abordadas as dificuldades que as empresas enfrentam em decorrência da situação econômica do país e o uso de estratégias para aliviar as despesas.  A importância de um diálogo com o consumidor e o funcionário também foi um dos pontos citados.

Vera Maria Rodrigues. Foto: Lia Bruno

Para exemplificar, a palestrante citou como funciona a controladoria no grupo M. Dias Branco, empresa de biscoito e massas. Vera explicou que a empresa mantém uma Política de Gestão Industrial com o propósito de manter uma organização, além da inclusão do comprometimento com o atendimento ao cliente, que ela enfatizou ser uma das principais armas para uma companhia se manter sempre no topo.

Vera salientou que é importante, para a controladoria de uma empresa, que o estilo de gestão seja participativo, tenha cobrança permanente de seus funcionários, transparência, feedback contínuo e objetividade. “É necessário que a diretoria de controladoria forneça informações relevantes aos processos decisórios de seu público, para assegurar a melhoria do resultado econômico da Companhia”, disse.

Serviço

Palestra seguinte: “A Profissão Contábil – Cenário Atual e Perspectivas”

Data: 21/09/2017

Horário: 19h às 20h30

Local: Auditório A-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php