Biblioteca da Unifor arrecada livros para doação em presídios

Por Letícia Feitosa e Luiza Ester

A vida em cárcere inibe um dos maiores direitos do ser humano: a liberdade. Contudo, a leitura pode levar presidiários ao esclarecimento de ideias e  pode ajudar em sua ressocialização. Um livro transforma vidas. Por isso, o Grupo Cristão Mãos de Luz (GCML), apoiado pela Casa de Caridade Dr. Adolph Fritz, distribuiu pontos de coleta de livros novos e usados para entregá-los em presídios do Ceará. Um dos locais é a Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), que recebe doações até este domingo (03/09).

“Educação de detentos como caminho para a paz social”, esse é um dos objetivos do grupo envolvido com o projeto Vivência Cristã. Todo ano o GCML realiza seis caravanas, com a finalidade de prestar solidariedade às comunidades. A 1ª Caravana Solidária Educação e Harmonia Social visa estimular a transformação de vida dentro dos presídios, por intermédio da leitura.

Leonilha Lessa, responsável pela supervisão geral da Biblioteca da Unifor e pelo seu sistema de aquisição de livros, também acredita que a literatura pode mudar condutas. “A gente não para pra pensar o quanto a doação de um livro, que você não está querendo mais, pode transformar a vida de alguém. A leitura é transformadora”, afirma a bibliotecária, que considera que, além de divulgar, é importante sentir a essência desse tipo de trabalho social.

“A gente não pára para pensar o quanto a doação de um livro, que você não está querendo mais, pode transformar a vida de alguém. A leitura é transformadora” (Leonilha Lessa)

A meta do Grupo Cristão Mãos de Luz é arrecadar o mínimo de 500 livros para a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) distribuir em penitenciárias. O “Vivência Cristã” conta com a parceria permanente da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (FAVET) e de outros colaboradores. Os contribuintes também podem ajudar doando qualquer quantia em dinheiro para o projeto. Além da Biblioteca da Unifor, há outros pontos de coleta.

Onde doar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php