Estudantes arrecadam dinheiro para ir à final de Olimpíada de História

Por Luiza Ester

Bazar de roupas, vaquinha online, barracas juninas e vendas em geral são algumas das ideias que os alunos finalistas da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) tiveram para patrocinar a viagem rumo à final. A sexta e última fase da olimpíada acontece em Campinas, nos dias 19 e 20 de agosto.

Umas das equipes finalistas é a de Amábyle Cavalcante, Vanessa Kelly e Lóren Souza, denominada “As Marias”. Amábyle, 16, conta que assim que saiu o resultado de quem fora selecionado para a final, dois alunos se pronunciaram sobre suas condições financeiras. “É um valor altíssimo e tem sido extremamente dificultoso financiar essa viagem”, lamenta Amábyle.

Outros grupos se uniram para arrecadar, como puderam, o máximo de dinheiro possível. Hoje, dez estudantes fazem parte da apuração de verba rumo à Campinas. “Fizemos barraquinha da ONHB no São João, vendemos rifas e também salgados nos jogos [internos] da escola. Agora, estou planejando fazer um sarau para a arrecadação de fundos”, diz Amábyle. A equipe também espera apurar por meio de uma vaquinha online.

“Fizemos barraquinha da ONHB no São João, vendemos rifas e também salgados nos jogos [internos] da escola. Agora, estou planejando fazer um sarau para a arrecadação de fundos” (Amábyle Cavalcante)

Alunos da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará. Foto: Mateus Dantas/ O povo

Estudantes da rede pública também começaram uma vaquinha. Em vídeo publicado no Facebook, duas equipes da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará pedem colaboração para doações de qualquer quantia. Eles receberam mais de R$ 300,00, mas o objetivo está em torno de R$ 10.000,00. Dos 119 grupos cearenses finalistas, cinco são de escolas públicas.

Ao todo foram 12.028 equipes inscritas na primeira fase e 307 selecionadas para a final, sendo a maioria do Ceará. O processo seletivo da ONHB é composto de cinco fases virtuais, com duração de uma semana cada, e uma final presencial no interior de São Paulo. Saiba o número de equipes finalistas por estado:

Infografia: Luiza Ester​
ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é realizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenada pelas Professoras Doutoras Alessandra Pedro e Cristina Meneguello. Teve início em 2009 e hoje está em sua 9ª edição.

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós Graduação em História da Unicamp, a participação na Olimpíada, além de permitir o envolvimento entre alunos e professor, incentiva a expansão da análise crítica e discussões sobre diversos assuntos, por meio de pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php