Jogo de cartas Yu-Gi-Oh! chega aos smartphones

Por Rhuan de Castro

É hora do duelo! Com 20 anos no mercado, o TCG (Trading Card Game) de Yu-Gi-Oh! chamou a atenção dos jogadores para a tela dos seus smartphones. O mais novo título da franquia, Yu-Gi-Oh! Duel Links, explora a dinâmica dos celulares e permite uma nova possibilidade para os duelistas de todo o mundo.

 

Não é de hoje que o jogo de cartas desperta o interesse do público. Seus primórdios originaram-se a 1996, por meio de um mangá ilustrado e escrito por Kazuki Takahashi, que era publicado pela editora Shueisha na revista Weekly Shônen Jump. A história era focada no personagem Yugi Muto, um jovem garoto que recebe de seu avô um artefato antigo chamado “Enigma do Milênio”, pelo qual o personagem libera a alma de um antigo faraó especialista em resolver situações por intermédio de diversos jogos, dentre eles, o “Duel Monsters” (Monstros de Duelo).

O anime obteve adaptações e serve de complemento para o TCG. Foto: Reprodução.

A dinâmica do jogo é simples. Cada jogador forma um baralho de no mínimo 40 cartas e no máximo 8o. As cartas são divididas entre monstros, magias e armadilhas. Ao balancear as estratégias, cada duelista deve reduzir os “Life Points” (Pontos de Vida) de seu adversário a zero para vencer a partida. Com uma variedade de tipos de monstros, dentre eles, guerreiros, magos e dragões, o TCG agrada o público de todas as idades.

Animações e produções cinematográficas

Com o tempo, duas animações japonesas foram adaptadas do mangá original. A primeira pela Toei Animation, em 1998, e a segunda, pela Nihon Ad Systems, em 2000. Contudo, a segunda animação foi que expandiu a franquia e permitiu o desenvolvimento do jogo de cartas, games de consoles e filmes.  Atualmente, o anime conta com seis gerações, cada uma adicionando novos personagens, cartas e estratégias ao TCG. A mais recente, intitulada “Yu-Gi-Oh! Vrains”, estreou na programação japonesa em maio deste ano.

Além disso, a saga também conta com filmes complementares. “Pyramid of Light”, “Bonds Beyond Time” e “The Dark Side Of Dimensions” foram os títulos que chegaram aos cinemas orientais, sendo o último lançado em 2016 para comemorar o vigésimo aniversário da franquia. Confira o trailer:

Competições pelo mundo
Campeonato realizado na Califórnia. Foto: Reprodução.

Organizados pela Konami (Empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos), os torneios de Yu-Gi-Oh! ocorrem por todo o mundo e reúne diferentes categorias de duelistas. Recentemente, o mais novo campeonato da franquia iniciou por intermédio dos smartphones através de seu aplicativo. Após as classificatórias, os jogadores de Duel Link terão um espaço no campeonato mundial, o qual está previsto para ocorrer no Japão em agosto deste ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php