5+ discos que completam 50 anos em 2017

Por Letícia Feitosa

O ano de 1967 tornou-se muito importante no cenário do rock mundial. O verão de 1967 ficou conhecido como “Verão do Amor”, um período em que várias manifestações artísticas e sociais aconteceram no Hemisfério Norte em prol da paz e do amor. No auge do movimento hippie, passeatas e shows musicais foram feitos para protestar contra a Guerra do Vietnã em muitas cidades dos Estados Unidos. O Festival Internacional de Música Pop de Monterey, que aconteceu na Califórnia, nos dias 16, 17 e 18 de julho, foi considerado o marco inicial do “Verão do Amor” e tornou-se o primeiro grande evento de rock do mundo. O festival foi palco da primeira apresentação de Jimi Hendrix, de Janis Joplin e da banda The Who.

Essa também foi a época do surgimento de álbuns consagrados, como o “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, e discos de estreia de artistas que viriam a ser figuras notáveis, como o “Are You Experienced”, do The Jimi Hendrix Experience, e o “The Piper at the Gates of Dawn”, da banda britânica Pink Floyd. Em 2017, completam 50 anos desse período que marcou a história do rock. O Jornalismo Nic selecionou cinco álbuns icônicos que surgiram em 1967:

The Doors – “The Doors

Esse é o primeiro álbum da banda californiana. O disco, lançado no dia 4 de Janeiro de 1967, vendeu 4 milhões de cópias na época e entrou para várias listas de melhores álbuns, como a “200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame” e listas veiculadas pela revista Rolling Stones, que o colocou em 42º lugar como o melhor álbum de todos os tempos. A obra contém 11 faixas, incluindo originais como “Light My Fire”, e covers, como “Alabama Song (Whisky Bar)”. A maior parte das músicas foram compostas por Jim Morrison, vocalista da banda, e Robby Krieger, guitarrista. A capa foi feita pelo fotógrafo Joel Brodsky, e mostra Morrison em evidência, e os outros integrantes da banda ao lado. Segundo o crítico Richie Unterberger, o álbum “The Doors” foi o melhor estreia da história do rock.

The Velvet Underground – “The Velvet Underground and Nico

A obra, conhecida como “álbum da banana”, foi um fracasso comercial e deixada de lado pela crítica na época de seu lançamento. Porém, o disco de estreia da banda estado-unidense começou a receber destaque nas décadas seguintes e passou a ser considerado um dos discos mais influentes, ocupando a 13ª posição na lista dos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone. Lançado no dia 12 de Março de 1967, o álbum tem 11 músicas, incluindo as famosas “Heroin” e “”Femme Fatale”, e todas as faixas foram compostas por Lou Reed, vocalista principal e guitarrista. O mentor da banda era o produtor e artista plástico Andy Warhol, que fez a arte da capa e teve a ideia de adicionar os vocais da cantora alemã Nico, ao primeiro trabalho de estúdio do The Velvet Underground. A banda teve apenas 8 anos de existência, e seu álbum de estreia, “The Velvet Underground and Nico”, tornou-se um dos precursores do art rock e o trabalho mais lembrado do grupo.

 

Pink Floyd – “The Piper at the Gates of Dawn”

Há 50 anos, a banda de rock psicodélico britânica gravava seu primeiro álbum. 5 de agosto de 1967 foi a data de estreia de “The Piper at the Gates of Dawn”, que trouxe um som psicodélico e elementos eletrônicos logo na primeira faixa, algo pouco comum no final da década de 1960. As letras das músicas remetem a contos de fadas, espantalhos, gnomos e outros temas místicos que adicionam no efeito psicodélico desejado pela banda. Todo o álbum foi gravado no Abbey Road, na mesma época da gravação de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o que influenciou nas experimentações impostas nas faixas. O fotógrafo Vic Singh produziu a capa do disco, que foi um sucesso de vendas e crítica. Estão entre as dez faixas do álbum, “Lucifer Sam” e “Flaming”.

 

The Jimi Hendrix Experience – “Are You Experienced?

A banda anglo-americana de rock psicodélico, The Jimi Hendrix Experience, formada por Jimi Hendrix, Mitch Mitchell, Noel Redding e Billy Cox lançou no dia 12 de maio de 1967 seu primeiro álbum de estúdio. O disco apresenta uma mistura de R&B (rhythm & blues), rock e jazz, além de trazer efeitos que acrescentam na psicodelia das faixas. “Are You Experienced?”, na época de estreia, ficou 33 semanas entre os mais vendidos na Inglaterra, e ocupou o segundo lugar nos topos de sucessos, ficando atrás só do “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles. O álbum inclui músicas que lançaram Jimi Hendrix ao estrelato, como “Purple Haze” e “Hey Joe”. A primeira apresentação da banda foi no Festival de Monterey, durante o “Verão do Amor”, e só aconteceu por insistência de Paul McCartney. Em 2003, a VH1 listou o disco como o quinto maior álbum de todos os tempos.

 

The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Em 1º de Junho de 1967, a banda britânica lançou o que é considerado o primeiro álbum conceitual da história. O “Sgt. Pepper’s” é oitavo disco de estúdio dos Beatles e passou 27 semanas na lista de sucessos do Reino Unido na época de sua estreia, além de ter sido muito aclamado pela crítica. O álbum é muito importante para o acervo do rock psicodélico. São 13 faixas experimentais, que conversam entre si e tocam de maneira contínua, em uma obra que ousou ao tentar inovar na musicalidade da banda. A capa é uma montagem feita por Peter Blake e traz o quarteto posando perto de várias personalidades, como Bob Dylan e Marilyn Monroe. O disco, que traz músicas como “With a Little Help from My Friends” e “A Day in The Life”, é visto como um dos álbuns mais importantes da história meio século depois de seu lançamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php