5+ Poesia na Internet

Por Clara Menezes

A poesia sempre esteve presente na sociedade desde a Grécia Antiga. Antes utilizada em forma de música que se tocava com a lira (instrumento musical de cordas muito comum na antiguidade), a poesia passou por diversas fases durante sua existência. Da escrita rebuscada ao coloquial, ela tem um papel não apenas romântico e sentimental, mas também é extremamente importante para falar de questões políticas e sociais.

Essa arte, no entanto, ainda é considerada elitista, muitas vezes, por causa do conhecimento linguístico que tanto o autor, quanto o leitor precisa ter. Apesar de o Modernismo e o Concretismo terem tentado mudar essa realidade, impondo poesias que não eram de linguagem rebuscada e que procuravam atingir a classe mais baixa da sociedade, o elitismo continuou.

A falta de acesso de grande parte da população à poesia brasileira vem mudando devido à Internet. Não apenas mais pessoas estão publicando poemas de poetas renomados em suas páginas nas redes sociais, mas também diversos autores estão publicando suas obras online. Para divulgar a arte, o Jornalismo NIC escolheu 5 projetos de publicações de poemas na Internet.

Pedro Salomão

O poeta, cantor e compositor, Pedro Salomão publica diversos poemas por meio de vídeo em suas contas no Facebook e no Youtube. Os versos falados ou cantados pelo artista abordam, principalmente, os sentimentos humanos, como o amor, a tristeza, a felicidade, a melancolia e a afetividade. Com mais de 380.000 curtidas em sua página de música e poesia no Facebook, o poeta conta que sua paixão pela arte começou quando participou de um grupo de palhaços que se apresentava em hospitais de sua cidade natal, Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo.

 

Toda Poesia

O projeto “Toda Poesia”, que faz referência ao livro de Paulo Leminski, tem como objetivo a livre manifestação da arte em forma de texto falado. Para isso, o canal do Youtube, que tem mais de 33 mil inscritos, pede para os espectadores mandarem por email seus poemas, textos, trechos de obras literárias e músicas favoritas. O canal transforma o espectador em um participante da página, fazendo com que diversas pessoas citem, por meio de vídeo, o que ele escolheu pelo email.

 

Zack Magiezi

Com mais de 890 mil seguidores no Instagram, o publicitário, escritor e poeta Zack Magiezi se denomina um “fotógrafo das coisas de dentro”. O artista viralizou, principalmente, devido a um de seus projetos iniciais chamado “Notas sobre Ela”. Os poemas eram dedicados a uma mulher qualquer e era escrito de acordo com a beleza dos sentimentos, não com a beleza física. Com sua grande popularidade nas redes sociais, sendo aclamado até por artistas famosos, o autor conseguiu publicar seu primeiro livro de poemas chamado “Estranheirismo”.

https://www.facebook.com/zackmagiezi/

​Zack Magiezi é um dos poetas mais famosos nas redes sociais. Foto: Facebook.

Simples-Mente Felipe Arco

O escritor, com mais de 170 mil seguidores no Facebook, é um dos vários artistas que publicam suas obras nas ruas e as divulgam pela Internet. Felipe Arco escreve suas poesias pelas ruas de Belo Horizonte e as propaga por meio de fotos, muitas vezes, artísticas, em sua página no Facebook. No entanto, apesar do reconhecimento nos últimos meses, Felipe já teve que vender paçocas na rua para publicar seu primeiro livro chamado “200 mil Paçocas e Infinitas Poesias”. Um dos principais objetivos do poeta é deixar as cidades mais poéticas, mais bonitas.

https://www.facebook.com/Felipe4rco/

​Felipe Arco produz seus poemas na rua e os publica nas redes sociais. Foto: Simples-mente Felipe Arco.

Aleffeando

Aleff Tauã, um jovem escritor das redes sociais, criou sua página no facebook em Fevereiro de 2016 e já possui mais de 820 mil curtidas em sua página no Facebook denominada “Aleffeando”. O artista de Recife escreve, principalmente, textos e poemas para a Internet analisando relacionamentos amorosos e de amizade. Com um olhar extremamente introspectivo, Aleff Tauã, estudante universitário, conquistou diversos seguidores que se identificam com seus sentimentos e pensamentos.

https://www.facebook.com/aleffeando/

​Além de poemas, Aleff Tauã posta textos sobre seus sentimentos, em geral. Foto: Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php