Filme retrata drama de desaparição de crianças na Índia

Por Lígia Grillo

“Lion” é  um filme baseado em uma história real com seu enredo adaptado do livro autobiográfico “A long way home”,  sobre um garoto de 5 anos chamado Saroo (Sunny Pawar) que se perde do seu irmão mais velho Guddu (Abhishek Bharate), em uma estação de trens na Índia. O começo do filme mostra a situação de extrema pobreza e miséria do continente asiático e as dificuldades pelas quais passa a família do protagonista.

Após o irmão mais velho sair para trabalhar, Saroo fica dormindo no banco da estação esperando seu retorno. Porém, quando acorda, entra em um trem vazio para procurá-lo. Quando o trem parte, o desespero domina o menino, que faz de tudo para conseguir sair. Ele passa dias trancado em um dos vagões sem ter o que comer, até que, finalmente, consegue sair e se vê em um local totalmente desconhecido e tomado por uma multidão. O garoto não sabe como voltar para casa, já que só fala o idioma hindi e foi parar em uma região em que o dialeto é o bengalês.

Com medo, Saroo busca abrigo junto a outras crianças sem-teto que moram na estação, porém, um grupo de homens aparece para raptá-las. Ele consegue fugir e é protegido por uma mulher, que o acolhe e conforta. Entretanto, um homem aparece para leva-lo. No filme não é especificado, mas pode-se perceber que o sujeito é ligado com tráfico de crianças ou até envolvimento com violência sexual infantil.

O rapaz, mais uma vez, consegue fugir e anda por diversos lugares à procura de seu irmão. Logo consegue encontrar abrigo em uma espécie de orfanato em situações precárias e violentas. Um dia, recebe a notícia de que uma família australiana quer adotá-lo. Assim, a vida de Saroo se transforma, pois finalmente é amado de novo, além do extremo conforto que sua nova família lhe proporciona. Futuramente, ele ganha um irmão, Matosh (Divian Ladwa), que também é adotado, mas que possui alguns problemas psicológicos, devido aos traumas de uma infância violenta e desolada. O filme explora muito pouco esse lado, mas podemos perceber a dificuldade da convivência com a sua nova família.

 

Reencontro

Quando Saroo fica adulto (Dev Patel), após ser incentivado por sua namorada Lucy (Rooney Mara), resolve encontrar sua mãe e irmãos perdidos. Através do programa Google Earth, ele procura no mapa o local exato onde lembra que morava quando criança. Resolve ir para Índia, mais especificamente para Calcutá, a procura de sua família. Quando chega lá, as coisas estão diferentes. Ele encontra sua antiga casa, mas ninguém mora lá. Um dos moradores o ajuda, quando ele finalmente reencontra sua mãe, em uma cena muito emocionante.

Lion mostra a perseverança e batalha de uma criança pobre, sem sua família, que luta para sobreviver e reencontrar o amor de seus parentes perdidos. No final do filme são exibidas as cenas reais do verdadeiro Saroo com a sua mãe adotiva e a sua mãe biológica, na cidade em que nasceu. O filme leva o nome Lion, que significa Saroo no idioma Hindi. Um pouco antes dos créditos, é relatado que mais de 80 mil crianças desaparecem por ano na Índia. Por esse motivo, a See-Saw Films se uniu a The Weinstein Company (TWC) e a The Charity Network para lançar a campanha #LionHeart, que busca ajudar financeiramente mais de 11 milhões de crianças que vivem nas ruas na Índia. Para fazer doações, basta acessar o site do filme Lion.

 

Ficha Técnica

Ano: 2016

Direção: Garth Davis

Duração: 118 minutos

Classificação: 12 anos

Gênero: Biografia/Drama

 

Trailer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php