Escrita Criativa é tema de Oficina na Unifor

Lígia Grillo e Luiza Ester

A Universidade de Fortaleza (Unifor) promove, neste sábado (20), o primeiro dia da Oficina de Escrita Criativa. A oficina acontecerá em três sábados consecutivos,  dia 20,  27 e 3 de junho. O evento será ministrado por Mateus Lins, aluno de direito da Universidade de Fortaleza e escritor. As inscrições podem ser feitas no site da universidade.

As discussões serão em torno da elaboração de técnicas de construção literária e a consolidação de narrativas, que possam ter uma facilitação no mercado editorial do Brasil. O debate se mostra cada vez mais necessário, uma vez que interpretações diversas podem ser elaboradas com a escrita, além da dificuldade de escrever com sua própria identidade. Assim, a literatura pode, também, modificar as visões de mundo.

Realizado pela Vice-Reitoria de Graduação da Unifor por meio da Área de Gestão de Estudantes, o projeto incentiva estudantes à conduzir palestras. O evento será gratuito e aberto ao público.

O escritor Mateus Lins. Foto: arquivo pessoal

Mateus Lins afirma que o objetivo da Oficina pode ser definido por meio de quatro “intenções chaves”. “A primeira é de motivar autores iniciantes a darem vida aos primeiros trabalhos, estudando o desenvolvimento dos principais elementos de uma narrativa ficcional, bem como maneiras de usar a escrita para causar impacto no leitor. A segunda é a de proporcionar movimentos de mudança social por meio da literatura, utilizando-a como forma de estimular o pensamento crítico e criativo. A terceira é a de apresentar um panorama do funcionamento do mercado literário. A quarta é a de possibilitar uma integração entre os participantes, de modo que o grupo da oficina se torne um ambiente enriquecedor para a troca de ideias e construção de narrativas e planejamento de ações para possíveis mudanças sociais” relata Lins.

Serviço

Data: 20 e 27 de maio e 3 de junho de 2017

Horário: a partir das 8h30

Local: bloco R, sala R-08

Inscrições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php