Moda é tema de palestra no IV Evento de Assessoria

Por Letícia Feitosa e Matheus Miranda

“Precisamos exercitar a arte de saber ouvir. Precisamos conhecer o cliente e entender o assunto’’. Esse foi uma das dicas apresentadas por Mauro Costa, diretor de Comunicação Institucional da AD2M e um dos palestrantes convidados para o IV Evento de Assessoria, que teve como tema “Assessoria e Moda: muito além do releases”. Também contou com a presença da blogueira de moda, estilo e comportamento, Natasha Brígido, e da Editora Chefe da revista InVoga, Victoria Costa. O evento ocorreu na manhã de hoje (16) e foi organizado pelos alunos da disciplina de Assessoria de Comunicação, sob orientação da professora Janayde Gonçalves.

O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, a mesa recebeu Mauro Costa, que discutiu sobre assuntos voltados à comunicação, à função de um assessor e à relação assessoria-cliente. Para Costa, “comunicar bem não é aquilo que falamos, mas o que o outro entende”. De acordo com ele, a comunicação está cada vez mais próxima da vida das pessoas, e um bom assessor é quem escuta o cliente. Mauro Costa é diretor da AD2M, empresa de engenharia de comunicação que oferece inúmeros serviços, como Assessoria de Imprensa, Marketing Digital e Geração de Conteúdo. A missão da empresa é “ligar os pontos para aproximar pessoas e ideias, e construir marcas e reputações”, o que reforça o que Mauro fala sobre estabelecer um vínculo com as marcas e com os clientes. Uma empresa de Assessoria tem por função cultivar a imagem e saber lidar com comunicação pública.

“Comunicar bem não é aquilo que falamos, mas o que o outro entende” (Mauro Costa)

No intervalo, houve uma apresentação musical do aluno Felipe Lustosa. O segundo momento contou com a blogueira Natasha Brígido e a jornalista Victoria Costa, que  discutiram acerca do universo da moda e da comunicação. A participação do público mais ativa, com discussões sobre como preparar um planejamento de uma revista de moda e como é importante que os assessores procurem outras formas de cultivar o cliente, além do envio do release, como a oferta de produtos e outros tipos de abordagens. Um exemplo disso é o Mídia Kit, um documento, sem formato específico, feito para convidar clientes que desejem anunciar nos espaços da empresa, como em sites, redes sociais ou até revistas. A revista InVoga utiliza mídia kits para conseguir capas ou fontes para matérias internas.

Redes sociais e visibilidade

‘‘Estude qual é o seu cliente e para quem você irá comunicar’’, recomendou Natasha, que, no começo da sua carreira, criou um blog relacionado a design e moda, e para promover o seu trabalho não só de blogueira, mas de modelo. Ela afirma que, com as redes sociais, há outras maneiras de abordar os clientes. As empresas entram em contato com ela, não apenas enviando releases por e-mail, mas encaminhando produtos, que podem ser anunciados pelas blogueiras em seus espaços digitais. Para a digital influencer, há o desafio de “saber como alimentar bem a rede social e postar com frequência”, algo importante para trazer visibilidade aos produtos das empresas que a contrata.

‘‘Estude qual é o seu cliente e para quem você irá comunicar’’ (Natasha Brígido)

Para Letícia Lavor, 17, estudante do curso de Jornalismo, o evento foi interessante para quem gosta de moda e para quem não entende nada do assunto. “A jornalista e a blogueira deram dicas bem válidas para quem quer se especializar no ramo da moda e, quem nem se interessa, conseguiu pegar muita coisa interessante”. Natália Gonçalves, 17, também estudante de Jornalismo, disse que os depoimentos pessoais dos palestrantes foram motivadores. “O que eu achei sobre a palestra de hoje é que a gente precisa sempre estar se inovando, independente do nosso gosto, independente do que as pessoas vão achar”, reflete.

A aluna Bernadeth Vasconcelos, uma das organizadoras, e o convidado Mauro no evento de hoje. Foto: Celina Diógenes.

Bernadeth Vasconcelos, 21, aluna da disciplina de Assessoria de Comunicação, foi uma das organizadoras do evento e mediou as mesas do evento. Ela explicou como foi escolhida a temática da palestra. “Pensamos em moda e achamos que era um tema que todo mundo tem contato, por conta das redes sociais e dos outros veículos de comunicação. Decidimos que era um tema muito atrativo para os alunos tanto para o curso de jornalismo, mas também para a publicidade, design e moda”.

A professora Janayde Gonçalves acredita que a palestra serviu para mostrar que é preciso pensar novas ações de relacionamentos além do release. “Os alunos se engajaram e a gente conseguiu discutir uma mudança muito atual, que está acontecendo na assessoria. A moda vem apresentando esse resultado como a mídia segmentada. O instagram e as digitais influencers, muitas vezes, trazem um retorno de visibilidade muito maior do que os veículos de massa”, garante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php