Brasileiro alcança o lugar mais alto no ‘‘Oscar” dos games

Por Matheus Miranda

Na última sexta-feira (2) foi realizado, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o ‘‘The Game Awards 2016’’. O evento, equivalente ao ‘‘Oscar” dos games, e mostrou as premiações que ocorreram no mundo dos consoles. Apresentado pelo jornalista especializado em videogames, Geoff Keighley, o acontecimento é uma homenagem aos destaques do ano, e foi exatamente esse o clima sentido ao longo das duas horas de duração.

Marcelo ‘‘Coldzera’’ David, ganhou o prêmio de melhor jogador dos esportes eletrônicos em 2016. Foto: reprodução.

O momento mais aguardado para o público brasileiro foi quando cyber-atleta, Marcelo ‘‘Coldzera’’ David, ganhou o prêmio de melhor jogador dos esportes eletrônicos em 2016. ‘‘Coldzera’’, como é conhecido pelos jogadores de Counter-Strike (CS:GO), já havia vencido na mesma categoria em uma outra premiação, no ‘‘eSports Industry Awards’’, cuja cerimónia foi realizada no último dia 21 de novembro, em Londres, na Inglaterra.

Marcelo subiu ao palco para receber o troféu no prêmio mais importante da indústria de games como um todo, das mãos do nadador norte-americano Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história. O evento é realizado anualmente e premia os melhores títulos recentes, separando por categoria. Ao todo, são 23 prêmios.

Segundo o estudante de Engenharia Mecânica e jogador de CS:GO, Luís Araújo, 24, o prêmio foi entregue em boas mãos para o brasileiro. ‘‘Mais do que merecido essa gratificação para o Coldzera, o garoto já foi bicampeão mundial, só faltava essa premiação para um dos maiores jogadores de Counter Strike’’, comentou Luís. No ano passado, Coldzera foi escolhido a revelação do CS:GO pelo “The Score eSports“, um dos sites de e-sports mais conceituados do mundo.

Overwatch abocanha os principais prêmios da noite  

Overwatch é um jogo de tiro em primeira pessoa (segue o ponto de vista do personagem), que separa os jogadores em dois times diferentes. Vários heróis com suas próprias habilidades podem ser escolhidos pelos participantes, onde a batalha tem ênfase em cooperação entre as pessoas. O ‘‘game’’,  obteve o prêmio de jogo do ano, além de melhor título em multijogador e melhor estúdio. Sua desenvolvedora, ‘‘Blizzard Entertainment’’, atacou mais uma vez com um produto de qualidade e de alto nível de divertimento.

De acordo com o programador de jogos Anderson Barreto, 32, o título entregue para a Blizzard como a melhor direção do jogo, foi mais do que merecido. ‘‘A produtora desse jogo reinventou a plataforma de tiro em primeira pessoa, a sua jogabilidade em movimentar os personagens é bem fácil de manejar. O jogo praticamente ensina as funções de cada personagem de forma intuitiva e fácil de aprender, e em algumas horas de diversão, você já vai aprender o básico de cada herói, e como agir contra o seu inimigo’’, afirmou Barreto.

‘‘O jogo praticamente ensina as funções de cada personagem de forma intuitiva e fácil de aprender, e em algumas horas de diversão, você já vai aprender o básico de cada herói, e como agir contra o seu inimigo’’ (Anderson Barreto)

Overwatch atualmente está fazendo a cabeça de muitos jogadores pelo mundo todo. Antes do jogo sair para ser comercializado, o produto conseguiu a incrível marca de 9,7 milhões de jogadores em sua fase Beta (que ainda se encontrava em fase de desenvolvimento e testes), sendo um dos maiores feitos da produtora Blizzard. Atualmente, o jogo completo já alcançou a marca de mais de 10 milhões de jogadores  e ainda conseguiu superar o jogo eletrônico, ‘‘League of Legends’’, como a franquia mais jogado na Coréia do Sul.

Uma justa homenagem

Outro momento de grande profundidade e emoção foi a premiação simbólica de Hideo Kojima pelo seu último jogo realizado juntamente com a empresa Konami, ‘‘Metal Gear Solid V: The Phantom Pain’’. Kojima foi impedido pela corporação de receber os prêmios durante a ‘‘The Game Awards 2015’’, fato que gerou uma grande comoção na indústria dos games e que se somou aos motivos do japonês, para romper os laços com a produtora.

Veja neste vídeo, a homenagem que Hideo Kojima recebeu ao ganhar o prêmio ‘‘Ícone da indústria de jogos’’:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php