5+ documentários sobre grandes nomes da música

Por Letícia Feitosa

Ao longo da história, vários artistas encantaram o mundo com canções e performances. Alguns desses, fascinaram multidões, não apenas por causa de sua música, mas por sua personalidade. Ontem (22/11), foi comemorado o Dia do Músico. Para homenageá-los, o Jornalismo NIC selecionou cinco documentários sobre personagens que revolucionaram o cenário musical.

What Happened, Miss Simone?

A história de Nina Simone é contada no documentário “What Happened, Miss Simone?”, de 2015. A compositora, pianista, cantora e ativista da igualdade racial, tem a sua trajetória pessoal, musical e política relatada neste filme dirigido por Liz Garbus. Imagens inéditas, cenas de entrevistas antigas, partes do diário da cantora, e depoimentos da filha, Lisa Simone Kelly, ajudam a narrar a vida de uma das maiores artistas do século XX.

 

Amy

Amy Winehouse foi uma cantora e compositora de jazz e rhythm and blues (R&B) que surgiu no cenário musical em 2003 e teve uma carreira de muito sucesso, porém conturbada. O documentário “Amy”, de 2015, foi dirigido por Asif Kapadia e conta a história de ascensão da cantora por meio de vídeos caseiros e de depoimentos de amigos e familiares. O filme aborda também a relação de Amy com a música e como a mídia e o vício em drogas afetaram a sua carreira profissional e a sua vida pessoal.

Marley

O jamaicano Bob Marley virou símbolo do reggae e costumava trazer, em suas canções, mensagens de paz, de igualdade social e sobre o movimento rastafári. O documentário “Marley”, de 2012, foi dirigido por Kevin Macdonald e tem imagens raras do ícone do reggae mundial. Para contar a história do músico, o filme mostra entrevistas, shows e imagens raras e pessoais de Marley, disponibilizadas pela família do artista.

Raul – O Início, o Fim e o Meio

Raul Seixas foi um cantor, compositor e um dos pioneiros do rock brasileiro, o qual teve uma vida repleta de polêmicas. O documentário “Raul – O início, o fim e o meio”, lançado em 2012, tem direção de Walter Carvalho e participação de outros artistas, como Caetano Veloso e do escritor Paulo Coelho. Documentos e depoimentos de familiares e amigos, também são utilizados para contar a vida e apresentar a obra de Raul Seixas.

Fabricando Tom Zé

A vida do nordestino Tom Zé é contada por ele e por outros nomes da música nacional, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, no documentário “Fabricando Tom Zé”, de 2007. Figura importante do movimento tropicalista, Tom Zé começou a sua carreira musical na década de 60 e teve a sua música lançada também nos Estados Unidos. O filme dirigido por Décio Matos Jr. retrata a personalidade única de Tom Zé a sua originalidade como artista.

 

Um comentário em “5+ documentários sobre grandes nomes da música

  • 8 de setembro de 2017 em 11:18
    Permalink

    Gostei muito do conteúdo e fico no aguardo dos próximos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php