Bandeira de trapos: um novo olhar sobre a América do Sul

por Letícia Feitosa

“Qual a história das pessoas e o que elas têm a ver com a histórias de todos nós?” Foi com este questionamento que Themis Lima, jornalista, embarcou em uma viagem pela América Latina. O “Bandeira de Trapos” é um livro-reportagem resultado desta jornada.

“Minha vida inteira culminava naquela imagem: eu, rodeada de mochilas, com uma só passagem em mãos” (Bandeira de Trapos, p.34)

Themis, em sua viagem, conheceu não apenas mais um pedacinho do mundo, mas também seus personagens. Foto: divulgação/Bandeira de Trapos

O livro foi escrito por Themis e publicado em 2014 pela editora Tribo. A capa e as ilustrações da obra foram feitas por Aureliano Medeiros, e as fotografias que passeiam pelas páginas foram tiradas pela própria autora. Na narrativa, acompanhamos histórias das pessoas que adentraram o caminho de Themis.

Ela trancou a faculdade, perdeu o emprego e, contrária à desaprovação de muitos, viajou só com a passagem de ida em busca de histórias. Podemos viajar junto com a autora e sentir o nervosismo e a animação que ela retrata no início da caminhada. Logo, somos convidados a conhecer dez personagens, os quais, em suas individualidades, têm algo a acrescentar tanto na narrativa quanto em quem a lê. Cada capítulo, uma história; e cada história, uma lição.

Ao ler o livro, conhecemos não apenas as pessoas, mas também os locais. O plano de fundo da viagem foi o continente sul americano. Há um capítulo inteiramente dedicado a contar a história e a realidade da América Latina, que não deixa de ser uma personagem a mais na trajetória de Themis.

“Passei a contemplar a imensidão – sentidos metafóricos são permitidos – da América Latina com os olhos nus de preconceito” (Bandeira de Trapos, p.196)

No epílogo, nos deparamos com os aprendizados da autora referente à viagem. Foi um período de descobertas em diversos aspectos, tanto do mundo quanto de si mesma. “Bandeira de trapos” é um livro que nos desperta, além do desejo de viajar, uma perspectiva de mundo diferente. Com os olhos de Themis, somos capazes de enxergar as belezas dos pequenos enredos do cotidiano, e perceber que cada pessoa pode nos acrescentar algo com uma boa história.

Confira o trailer do livro:

 

Ficha técnica

Nome do livro: Bandeira de Trapos

Autora: Themis Lima

Editora: Tribo

Número de Páginas: 200

Papel: Pólen bold 90g

Formato: 14x21cm

Ano da edição: 2014

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php