Má postura pode provocar problemas crônicos

Por Gustavo Machado e Matheus Miranda

Sentado ou em pé, não é fácil conservar uma postura correta no trabalho, sobretudo quando as atividades se prolongam por várias horas. A má postura no ambiente de trabalho provoca,  problemas nas costas e articulações que vão se agravando com o tempo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a rotina agitada e a má postura estão entre as principais causas de dores nas costas, malefício que atinge 85% da população mundial.

O esgotamento físico e emocional, muitas vezes causados a partir de fatores que envolvem os problemas posturais do indivíduo no ambiente de trabalho, diminui o rendimento do empregado, podendo proporcionar desde enxaqueca, lombalgia, hipercifose e tendinite ou até doenças crônicas como, por exemplo, a escoliose e a hérnia de disco.

É o caso da dentista Fernanda Marques, 26. Devido às más posturas durante sua graduação e no trabalho, a jovem adquiriu dores fortes nas costas e nos punhos, que aparecem em momentos de muita ocupação. “Ainda na vida profissional, algumas vezes, mantenho a postura errada para ter uma melhor visualização do que estou fazendo. As dores aparecem sempre que tenho um dia mais puxado de trabalho”, revela.

A coluna vertebral e o coração são as partes do corpo que mais exercem esforço quando se fica sentado por muito tempo em frente ao computador, seja trabalhando ou se divertindo. Manter-se sentado pode parecer confortável, mas essa posição faz com que os discos intervertebrais sejam desgastados, devido ao peso do corpo e à má postura. Tal desgaste inicia, em poucos anos, um processo degenerativo silencioso e irreversível, ou seja, se sente dores é porque a situação já está crítica.

Como prevenir lesões

Uma postura correta deve levar em conta a harmonia do corpo, representando equilíbrio entre os músculos e o esqueleto de forma a proteger as estruturas de suporte do corpo contra lesões ou deformidades, além de não causar fadiga ou provocar dor. A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas diariamente. Não é tão difícil manter uma postura adequada, mas é importante observar algumas dicas em relação aos cuidados com o desenvolvimento das atividades do dia a dia no trabalho ou em casa.

De acordo com Pedro Paulo Viana, 33, cirurgião ortopedista, a melhor maneira de se sentar é aquela que mantém a coluna ereta, mantendo as curvaturas do corpo sem nenhuma tensão, com os glúteos tocando a parte posterior na cadeira. As partes inferiores também devem manter posturas corretas. “O quadril e joelhos idealmente devem manter uma angulação de 90º com os pés tocando o solo. Isso evita sobrecarga nas articulações e previne dorsalgias”, explica o médico.

Infográfico: Ravelle Gadelha

Uso dos smartphones

A cada ano que passa, o uso de smartphones ganha em número de usuários. Já são 168 milhões em uso, só no Brasil, em pesquisa divulgada pela UOL em abril deste ano. A partir disso, pessoas estão contraindo doenças na coluna por sentar-se de forma errada ao usar seus celulares. Certos vícios como o “pescoço de texto” trazem dores no pescoço e na nuca, ocasionado pelo tempo prolongado de uso.

O estudante Pedro Emanuel, 19, sente esse problema dois anos, decorrente do uso de smartphones. ‘‘As dores que mais sinto são nas lombares. Se fizer qualquer movimento para frente muito rápido, acabo sentindo uma dor muito fina e aguda na coluna’’. Pedro diz ainda que, como reflexo das dores, sente um desconforto nos joelhos.

Outro problema trazido pela tecnologia são dores na região cervical. Quando você desloca seu pescoço à frente, cerca de 5kg a mais são depositados na região. Dependendo da sua inclinação, se chegar à 60°, 27 kg são aumentados na área, segundo dados divulgados na revista norte-americana Surgical Technology International. A má postura prolongada pode trazer incômodos físicos no futuro.

 

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