Projeto social apoia vendedores autônomos

Por Letícia Feitosa

Na Universidade de Fortaleza (Unifor), existem 45 vendedores ambulantes. Estes trabalhadores são cadastrados no Projeto Agentes Varejistas, promovido pela Divisão de Responsabilidade Social em parceria com a segurança do Campus. O projeto surgiu em 2004 com o objetivo de proporcionar emprego formal para trabalhadores autônomos da comunidade do Dendê.

 “Hoje nós temos 45 agentes varejistas, distribuídos em locais estratégicos do Campus, vinculados mais próximos aos blocos.” –  Carlos Eufrásio

Professor Carlos Eufrásio, chefe da Divisão de Responsabilidade Social. Foto: Arquivo Pessoal.

Os cadastrados são supervisionados pelo setor de segurança da Universidade. Segundo Vicente de Paulo, encarregado de vigilância, o papel da segurança é verificar os documentos dos vendedores e manter uma vistoria semanal dos materiais comercializados, fiscalizando a data de validade e a higiene dos produtos.

De acordo com o chefe da Divisão de Responsabilidade Social, Carlos Eufrásio, os vendedores recebem instruções em cursos oferecidos pelo Centro de Formação Profissional da Universidade, que ocorrem de seis em seis meses.  “A gente quer que os varejistas cresçam profissionalmente.[…] Eles são qualificados para ter uma visão de crescimento e de atendimento ao público. Quando os alunos estão de férias, é a oportunidade que eles têm para se qualificar”, explica Carlos.

Francisco Daniel, participante do projeto. Foto: Nayara Monteiro

A Indaiá disponibiliza coolers com bebidas para comercialização e a UNIFOR oferece fardamento e um espaço seguro e gratuito para que os vendedores exerçam suas atividades da melhor forma. Francisco Daniel, agente varejista, começou a trabalhar na instituição quando precisou substituir o posto do pai como vendedor. O varejista afirma que houve melhorias após o início do projeto: “Ficou mais organizado, deram fardamento pra gente e tem uma segurança maior”, alega.

Além do empreendedorismo, o Projeto Agente Varejistas estimula a relação de amizade entre o vendedor e a clientela. “Há o estreitamento dos laços de amizade. […] Tanto eles [os varejistas] se vinculam com a Universidade afetivamente, como os alunos acabam criando uns vínculos com eles”, afirma Carlos Eufrásio.

 

Serviço:  

Universidade de Fortaleza

Avenida Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz

Fortaleza – CE, 60811-905 / Telefone: (85) 3477-3000

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php