Terapias com animais é tratamento alternativo

Por Letícia Feitosa e Rhuan de Castro

A Terapia assistida por animais (TAA) é uma alternativa para tratar de saúde que gera resultados, segundo especialistas. É o caso da Equoterapia, que utiliza cavalos para a reabilitação de pacientes. Em Fortaleza, esse tratamento é disponibilizado pela Cavalaria da Polícia Militar (PM). O local atende gratuitamente um público composto em sua maioria por crianças. Em nove anos, o número de pacientes aumentou mais de 200%.

Georgia Porto, assistente social do centro de Equoterapia da PM, explica que é preciso especialistas para o tratamento acontecer. “Temos um pilar de três profissionais: psicólogo, fisioterapeuta e equitador”. Outros também colaboram com o trabalho, como um educador físico, um pedagogo e guias treinados pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE).

Fisioterapeuta Eveline Eloá, mediadora da Cavalaria da Polícia Militar do Ceará. Foto: Letícia Feitosa

Segundo a fisioterapeuta Eveline Eloá, as atividades com os cavalos geram resultados positivos para com os participantes. O cavalo possui um movimento tridimensional que envia uma mensagem para o cérebro como se a criança ou adulto praticante estivesse caminhando. “Vai estimulando o corpo, endireitando a postura, trabalhando o equilíbrio e outros fortalecimentos musculares”, explica ela.

A cavalaria cuida de pacientes com diversas patologias, como atrofia espinhal e síndrome de Down, mas os maiores casos são de pacientes com autismo e paralisia cerebral (PC). Ana Maria Damásio, mãe de Jefferson Damásio (portador de PC), fala que o tratamento beneficia seu filho. “Ele é paciente do Centro há mais ou menos um ano. Os resultados já vieram com 6 meses, e ele já tem equilíbrio no tronco e na cabeça. Depois que ele começou, melhorou bastante”.

A Terapia Assistida por Animais

A interação homem-animal pode ser capaz de contribuir na melhoria da saúde de ambos. Esta relação é observada desde 1792 e passou a ser utilizada como forma de tratamento. A TAA é uma técnica empregada por profissionais da área da saúde, que visa promover a reabilitação cognitiva, física e até emocional dos pacientes por intermédio de animais.

Foto Reprodução/Internet

A Terapia tem adquirido destaque no processo de resistência contra problemas de saúde específicos, como depressão, autismo, falhas posturais e paralisia cerebral. Em 2004, a Universidade de Brasília iniciou um estudo sobre os efeitos do uso de cachorros treinados no tratamento contra a Doença de Alzheimer (DA). Por conta disto, o Distrito Federal tornou-se pioneiro na utilização de cães no processo de recuperação dos pacientes com DA.

De acordo com Luiza Oliveira, psicóloga, a simples presença de um animal é capaz de beneficiar o estado físico, mental e, principalmente, o emocional dos pacientes. “O animal é um ser que te recebe sem fazer nenhuma espécie de julgamento. Ele te aceita da forma que você estiver. Não importa se você estiver triste, irritado, com medo, ressentido ou com qualquer outro problema que se apresente, ele estará lá com você e para você”, explica.

“A presença deles [animais] é tão receptiva, acolhedora e amorosa. É uma habilidade natural para eles estarem na presença das pessoas sem julgamento. Existem várias espécies de animais que podem ajudar nessa necessidade. Por isso, existem as terapias com cães e outras espécies que auxiliam contra problemas afetivos e emocionais do ser humano.” (Luiza Oliveira)

Opções de TAA

Os animais de grande porte não são os únicos capazes de contribuir com a saúde humana. Alguns tratamentos medicinais utilizam sanguessugas no processo de remoção de material tóxico do sangue de pessoas com problemas linfáticos e renais. Abelhas são utilizadas contra casos de artrite e artrose, por conta de seu veneno. Os gatos podem ajudar em tratamentos contra a ansiedade e depressão, pois estimulam o aumento do nível de endorfina, combatendo o estresse.

Serviço:

 

  • Centro de Cavalaria da Polícia Militar do Ceará

 

            Avenida Washington Soares, 7250 – Messejana

            Contato: (085) 31013581

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php