Projeto Pau de Arara visita Nova Olinda

Por Matheus Freitas e Nildo Mello

O Centro de Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza realiza a 13ª edição do Projeto Pau de Arara. O projeto de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifor acontece de 17 a 20 de Dezembro.

Para esta edição, a cidade selecionada foi Nova Olinda, no Ceará. Localizada na microrregião do Cariri, o município tem população estimada em cerca de 15 mil habitantes, segundo dados divulgados pelo último censo do IBGE 2018. A cidade oferece boas opções aos turistas, como: folclore, arqueologia, artesanato e natureza, além de ser conhecida pelos festejos de São Sebastião, padroeiro da cidade, com a condução do pau da bandeira, caminhada e celebração de novena.

O Pau de Arara, que tem o objetivo de aproximar os alunos da Comunicação com a cultura nordestina através da produção de fotografias e vídeos documentais, tem nesta edição 50 participantes (40 alunos, 6 professores monitores e 4 técnicos). A seleção foi realizada entre alunos veteranos e novatos dos cursos para promover a integração entre os grupos e o compartilhamento de experiências.

Coordenado pelo professor Jari Vieira, o projeto Pau de Arara foi criado em 2004, durante suas aulas de fotografia na Unifor e já percorreu cidades nordestinas como Exu, Barbalha e Cabaceiras. Os registros feitos pelos alunos são posteriormente expostos ao público através de exposições. Alunos que participaram do Pau de Arara e submeteram seus trabalhos fotográficos para avaliação no prêmio Intercom, ganharam a premiação em duas edições na categorias de Fotografia. O projeto também já ganhou destaque na revista Veja, jornais locais e no G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *