Uma reflexão sobre o filme “O Abutre”
Por Matheus de Freitas
Um excelente filme voltado para área da comunicação é “O Abutre” que foi lançado em 2014, roteirizado e dirigido por Dan Gilroy. O filme conta a história de Louis Bloom (Jake Gyllenhaal), um ladrão de metais que tenta ganhar a vida de um jeito fácil. Bloom tenta arranjar um emprego formal em que possa construir uma carreira, mas seu status de ladrão acaba impedido.
Durante a volta para casa, Bloom tem sua atenção tomada por um acidente na avenida e fica parado observando o acontecimento até se deparar com um cinegrafista freelancer, que filma todo o ocorrido com intuito de vender para alguma emissora de TV. O personagem acredita ser dinheiro fácil e acaba decidindo entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. Os vídeos produzidos por Bloom começam a ter notoriedade na mídia e ele acaba contratando um funcionário para ajudar no trabalho.
É muito interessante notar nessa produção a imagem que é construída em cima do profissional de jornalismo freelancer, que no caso, não é nada glamourosa e retrata também a vontade do personagem que sempre busca ganhar dinheiro “fácil” e nem sempre utilizando métodos legais ou éticos.
Sim! Já assisti e é muito bom.